O livro “Rio Batalha, da nascente à foz” . Com textos do Prof. Dr. Osmar Cavassan, o exemplar mostra as belezas naturais desse grande manancial, que nasce na Serra da Jacutinga, em Agudos; percorre 167km até sua foz, no rio Tietê.

O rio desbrava o interior paulista, percorrendo os municípios de Piratininga, Bauru (responsável inclusive pelo abastecimento de 40% da população), Avaí, Pirajuí e Reginópolis.

 Realizado com as imagens de renomados profissionais e aficionados da cidade. São eles: Celso Mellani, Edward Albiero Jr, Denise Joaquim, Nilton Scudeller, Olício Pelosi, Silvio Serrano e Telles Nunes.

Registro

O livro traz informações didáticas sobre a história, a biologia, a relevância do rio na geração de renda dos pescadores, a relevância do rio como fonte de abastecimento da população, entre outros assuntos.

 

Os textos convidam o leitor para uma viagem a um dos ícones naturais de Bauru, por meio de uma linguagem fácil, sem detalhes técnicos ou científicos. O conteúdo do livro conta com preciosidades sobre o manancial, a partir da pesquisa e experiência do Prof. Dr. Osmar Cavassan, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru.

 

Para o especialista, o rio Batalha carece de atenção e cuidados necessários que tanto merece, por se tratar de um dos rios ainda não poluídos, no interior paulista, na maior parte de seu trecho fluvial. “Entre as mudanças evidentes, destaca-se a diminuição do volume de água de qualidade, propícia ao consumo humano, além do prognóstico negativo de que o preço do litro de água irá encarecer, devido aos problemas com a falta d´água, o assoreamento e a ameaça de contaminação por meio da deposição de esgoto clandestino”, alerta Cavassan.

 

O trabalho fotográfico foca o registro do rio Batalha em profundidade, em pontos distintos de seu leito. A ideia do livro surgiu a partir da interação entre o pesquisador e a equipe Bru Image Point, parceria que permitiu uma reflexão sobre a importância do rio.

RIO BATALHA

PUBLICAÇÕES