top of page

A imagem do retrato.


Recentemente foi divulgado o retrato oficial do atual presidente do Brasil, Sr. Jair Bolsonaro e o resultado acabou chamando a atenção de alguns fotógrafos retratistas. Não por falta de qualidade técnica da imagem, mas sim pela falta de direção e condução na postura do modelo, o Sr. Presidente acaba passando uma sensação de desconforto e tensão observada nas suas rugas de expressões, enfraquecendo-o na autoridade e simpatia.

Isso leva a uma outra reflexão, que é o cuidado que cada um tem que ter com a sua imagem, os profissionais da fotografia tem suas especificidades de acordo com sua área de atuação, é neste ponto que gostaria de jogar um pouco mais de luz.

Infelizmente nossa profissão está sendo nivelada pela "mass media" ("mídia em massa"), se é que ainda caberia usar este termo, ou pela distorção generalizada adquirida com o advento das milhões de imagens digitais disseminadas diariamente através das redes sociais, fazendo com que muitos não percebam mais características intrínsecas contidas no resultado final.

Portanto, lembre-se: cada profissional tem suas características e domínio que vão além controle técnico de sua câmera, claramente podemos observar resultados bem distintos de acordo com o tempo.

Veja alguns exemplos;

Se você por acaso você achar que o nível dos presidentes estão caindo, isso não posso garantir, mas posso afirmar que o nível das fotos dos retratos de muitas celebridades e não celebridades estão.

Faça mais pela sua imagem, um retrato está muito além de uma "selfie", e um bom profissional irá realçar suas principais características para aquele momento, e isto impactará muito no seu futuro, mesmo quando aqui não mais estiver.

Se você chegou até aqui, aproveite e curta um pouco esta galeria de retratos de pessoas incríveis:

bottom of page